sábado, 20 de outubro de 2018

Revivendo a Vida

Mudar de casa não é, apenas, uma tarefa física. E toda mudança envolve, necessariamente, o aspecto emocional.

Deixar para trás tudo o que foi vivido, em um determinado local, não é fácil: a família reunida na hora das refeições; o momento dos ensinamentos dos pais; as festas de aniversários; as férias aproveitadas ao extremo; as festas de fim de ano...

Tanta vida vivida do lado de dentro daquele portão!

Em cada caixa, todas as lembranças foram guardadas, não sem antes serem revisitadas. Algumas, mais uma vez, outras, pela derradeira vez.

Jogos da adolescência, cadernos do colégio, livros da universidade, trabalhos da especialização... Tudo foi revivido, outra vez, e lhe trouxe ótimas recordações.

Os seus olhos encontraram as fotos, registros que a memória, algumas vezes, termina escondendo da realidade: a infância, a adolescência, os primos, a turma do colégio, as formatura, os amores...

Ah, amiga máquina fotográfica, você não é cruel, muito pelo contrário! É  que você captura a vida, naquele determinado momento, geralmente muito feliz, para que ela possa ser revivida posteriormente com novos olhos.

E vieram as saudades dos verões, das viagens, dos amigos que a vida distanciou.

E doeu muito, mais uma vez, as saudades dos entes já mortos. Parecia sentir os aromas e sabores, ouvir os sons, sentir a presença. E as lágrimas rolaram silenciosamente no seu rosto.

À medida que encaixotava os seus pertences, percebeu que ela era uma mulher encantadora, daquele tipo que ela sempre admirou em livros, e, em um estalo, percebeu como ela ainda é encantadora...

E, no meio de tanta coisa, escritos, fotos, objetos, ela percebeu que foi preciso mudar para poder reencontrar a sua essência e voltar a ser ela mesma, mais forte do que nunca.

(Emília Araruna, outubro de 2018)

Nenhum comentário:

Postar um comentário