segunda-feira, 18 de maio de 2015

Esfiha de Carne

Foto Reprodução

Ingredientes

Massa 

2 ovos
250 mililitro (ml) de leite desnatado
10 gramas de fermento biológico desidratado
125 mililitro (ml) de óleo de girassol
15 gramas de sal
50 gramas de açúcar
500 gramas de farinha de trigo 

Recheio 

500 gramas de carne moída crua
suco de um limão
sal a gosto
1 cebola grande 

Montagem 

250 gramas de farinha de trigo 

Modo de preparo

Massa 

Coloque em uma vasilha os ovos, o leite, o fermento, o óleo, o sal e o açúcar. Deixe o fermento hidratar por dez minutos. Acrescente a farinha de trigo. Sove bastante a massa, até os ingredientes incorporarem bem e ficar fofa. Reserve a massa e deixe crescer até dobrar de tamanho. 

Recheio 

Misture a carne moída com o limão e o sal. Refogue a cebola na manteiga até ficar transparente. Em seguida, desligue o fogo e junte a carne na cebola quente. Na sequência, escorra a carne em uma peneira para que fique sequinha e não umedeça a massa. 

Montagem 

Faça bolinhas médias com a massa e deixe crescer por dez minutos. Abra a bolinha como se fosse fazer uma minipizza bem redonda. Coloque uma colher de recheio. Una as extremidades do círculo no centro, como se fosse uma trouxa de roupa. Use a farinha para manipular a massa. Coloque as esfirras em uma assadeira e leve ao forno alto (de 180 ºC a 250 ºC, a temperatura vai depender do forno) por cerca de 30 minutos. 

Eu sempre gostei de experimentar a culinária de outras regiões ou países e, da primeira vez em que provei esfiha, aquela torta árabe, gostei bastante... Acredito que apenas a esfiha, não seja o prato principal de uma refeição, mas que ela serve muito bem como entrada, ah, isso serve!!!

Encontrei esta receita do bufê Wood neste site aqui, mas, deixo a observação de que a mesma pode ser servida aberta (como uma pizza) ou fechada (creio que é mais comum assim, lá no Oriente Médio, especialmente Síria e Líbano).

Nenhum comentário:

Postar um comentário