segunda-feira, 15 de junho de 2020

Canjica ou Curau

Canjica, também conhecida como curau ou jimbelê, é uma iguaria típica da culinária brasileira, sendo um prato típico das Festas Juninas. O termo é oriundo do quimbundo – que vem a ser uma das língua bantu mais faladas em Angola - “kanjika”.

Doce, pastosa e de origem africana, tem como principais ingredientes creme de milho verde, leite de vaca ou de cocoaçúcar e canela em pó ou em casca.

Na região Nordeste do Brasil o prato é conhecido como canjica, enquanto nas regiões de cultura caipira e no interior do estado do Rio de Janeiro é denominado de curau e papa de milho. Já na cidade do Rio de Janeiro é chamado de canjiquinha.

Ah... Amei a forma como essa receita foi descrita, no site Panelinha!

E é assim mesmo: se você, por acaso, já esteve no Nordeste durante o período junino, e comeu a canjica, sempre irá se lembrar dela com o carinho de quem relembra alguma iguaria especial.

Por isso, transcreverei a receita ipsis litteris! Bom apetite J

 Foto Reprodução

Essa receita equivale a uma passagem sem escala para a praça na cidade do interior. Tempo de viagem: 30 minutos. É viagem expressa para o puro creme do milho do repertório culinário brasileiro.

Ingredientes:

4 espigas de milho (cerca de 3 xícaras (chá) grãos debulhados)
2 xícaras (chá) de leite
¾ de xícara (chá) de açúcar
canela em pó a gosto para polvilhar

Modo de Preparo:

Descarte a palha, o cabelo e lave bem as espigas de milho sob água corrente. Para debulhar as espigas: na tábua (ou dentro de uma assadeira grande), apoie a espiga de milho de pé e com uma faca corte os grãos de milho para debulhar (se preferir, utilize um extrator de grãos próprio para milho).

No liquidificador, bata o milho com o leite até triturar bem. Sobre uma panela, passe o leite batido por uma peneira, pressionando com as costas de uma colher para extrair bem todo o líquido – descarte o bagaço.

Misture o açúcar, leve ao fogo médio e mexa com um batedor de arame até começar a ferver. Abaixe o fogo e continue mexendo por mais 5 minutos, até formar um creme grosso – o curau engrossa de repente, se começar a empelotar ou grudar no fundo da panela, retire do fogo e mexa vigorosamente com o batedor.

Com uma concha, distribua o creme em seis tigelas individuais e leve para a geladeira. Deixe esfriar por pelo menos 1 hora. Sirva polvilhado com canela em pó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário