sábado, 2 de fevereiro de 2013

Bolo de Frutas com Flores Comestíveis

Foto Reprodução
Ingredientes

Pão-de-ló 

6 ovos, clara e gema separadas
1 pitada de sal
6 colheres (sopa) de açúcar refinado
6 colheres (sopa) de farinha de trigo peneirada
1 colher (chá) de fermento em pó 

Ganache de maracujá 

¼ xícara (chá) de creme de leite fresco
300g de chocolate branco picado
¼ xícara (chá) de suco de maracujá concentrado 

Ganache de framboesa 

¼ xícara (chá) de creme de leite fresco
300g de chocolate branco
¼ xícara (chá) de framboesa fresca ou congelada, batida no liquidificador 

Merengue italiano 

½ xícara de água
1 xícara de açúcar refinado
4 claras

Flores comestíveis (usamos Amor Perfeito) 

Modo de preparo 

Pré-aqueça o forno a 180°C. 

Na batedeira, coloque as 6 claras com uma pitada de sal e bata até ponto de neve. Adicione o açúcar nas claras em neve, uma colher de cada vez. Adicione as gemas, uma a uma. Bata até que tudo fique bem misturado.

Fora da batedeira, junte a farinha de trigo e o fermento em pó. Misture delicadamente até que todos os ingredientes tenham se misturado.

Unte e enfarinhe uma assadeira redonda de 30cm de diâmetro e despeje a massa sobre ela. Leve ao forno pré-aquecido e asse até que ao enfiar um palito de dente ele saia limpo (aproximadamente 20 minutos).

Ganache de maracujá: leve o creme de leite para ferver. Quando ferver, retire do fogo e adicione o chocolate picado. Misture até derreter completamente. Por último, adicione o suco de maracujá. Misture bem.

Ganache de framboesa: leve o creme de leite para ferver. Quando ferver, retire do fogo e adicione o chocolate picado. Misture até derreter completamente. Por último, adicione a polpa de framboesa. Misture bem. 

Leve as duas ganaches para esfriar.

Corte o bolo em três partes (no sentido horizontal, para fazer três camadas de massa) com uma faca grande ou com uma linha. Coloque filme plástico no interior de uma forma com o fundo removível.

Coloque uma camada do bolo e cubra com a ganache de framboesa. Leve ao freezer por 40 minutos. Coloque mais um disco de massa sobre a ganache gelada e cubra com a ganache de maracujá. Leve ao freezer por 20 minutos e coloque o último disco de massa. Leve ao freezer enquanto prepara o merengue.

Merengue: leve o açúcar com a água para uma panela em fogo baixo por mais ou menos 8 minutos, ou até formar uma calda com ponto de bala mole (ela deve estar "grossa", mas ainda transparente). Na batedeira, bata as claras até começarem a ficar em neve (esbranquiçadas e fofas). Quando estiverem firmes coloque a calda de açúcar, aos poucos, e continue batendo até esfriar. 

Retire o bolo recheado do freezer e desenforme-o. Cubra com o merengue e decore com as flores comestíveis. 

Esta receita, com cara de que está deliciosa, foi retirada deste site aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário