quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Cassoulet

Fonte Reprodução 

Ingredientes

Feijão 

250 gramas de feijão branco
1 litro de água
1 cubo de caldo de bacon e louro
1 cebola pequena picada
1 cenoura pequena cortada em rodelas 

Refogado 

1 colher de sopa de óleo
1/2 quilo de lombo de porco cortado em cubos médios
400 gramas de linguiça fresca cortada em rodelas grossas
1 cubo de caldo de bacon e louro
1 xícara de chá de água fervente
1/2 xícara de chá de vinho branco
1 xícara de chá de molho pronto de tomate 

Montagem 

2 colheres de sopa de salsinha picada
2 colheres de sopa de farinha de rosca 

Modo de preparo

Feijão 

Na véspera, coloque o feijão em uma tigela, cubra com água fria e reserve. No momento do preparo, escorra a água. Em uma panela grande, ferva a água e dissolva o cubo de caldo de bacon e louro.

Junte o feijão escorrido, a cebola e a cenoura. Cozinhe por 20 minutos ou até que fique macio e o caldo engrosse. Retire do fogo e reserve.
 


Refogado 

Em uma panela grande, aqueça o óleo e frite o lombo até dourar. Junte a linguiça e frite por mais cinco minutos. Dissolva o cubo de caldo de bacon e louro em água fervente e acrescente à mistura.

Junte o vinho branco e cozinhe em fogo médio por 15 minutos. Adicione o molho de tomate e cozinhe por mais 15 minutos ou até a carne estar macia e o molho engrossar.
 


Montagem 

Preaqueça o forno em temperatura média (180 graus). Em um refratário redondo fundo (25 cm de diâmetro), monte camadas alternadas de feijão e o refogado de carne.

Polvilhe a farinha de rosca e leve ao forno por 20 minutos ou até formar uma crosta dourada. Retire do forno, salpique a salsinha e sirva em seguida.

O cassoulet é uma especialidade gastronômica de origem francesa da região de Languedoc-Roussillon, em especial das cidades de Carcassonne, Castelnaudary e Toulouse.

Tem distintas versões, mas é feito basicamente com feijão seco e carne, principalmente o confit d'oie (confit de ganso), confit de canard (confit de pato), salsichas, lingüiça, carne de porco, e até carne de perdiz ou cordeiro dependendo da temporada do ano ou da variedade local.

Esta receita, da chef Ivy Oliveira, foi retirada deste site aqui :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário