segunda-feira, 14 de abril de 2014

Tranquibérnia

Eu estava trabalhando tranquilamente quando um dos melhores advogados que conheço relata um fato ocorrido durante a época em que era estudante de Direito.

Ele contou que, enquanto assistia uma aula, o professor explicava um fato utilizando uma palavra que ele desconhecia o significado... E, ao invés de guardar a dúvida, como muitos alunos fazem, ele indagou calmamente o professor:

“Professor, eu não sei o significado desta palavra, mas gostaria muito de aprender”.

O mestre, já desembargador, espantou-se com a “ignorância” daquele aluno que, apesar de muito jovem, já era formado em engenharia elétrica e graduando em direito.

Eu, igualmente sem conhecer o significado da dita palavra, escutei toda a narrativa enquanto tentava associar aquele verbete a algo, todavia, sem sucesso... Ah, mas que fiquei curiosa para descobrir o que seria “tranquibérnia”, isso, fiquei...

Como ele apenas narrou o fato, sem informar o significado daquela palavra, olhei para ele e repeti as suas palavras:

“Eu também não sei o significado, assim como o senhor desconhecia àquela época, mas gostaria de aprender igual ao senhor... Afinal, o que significa “tranquibérnia”???

Para meu espanto, tranquibérnia, que também pode ser grafada traquibérnia – assim mesmo, sem o n – é um substantivo feminino e significa ato ou negócio de má-fé; fraude, trapaça, tranquibernice, traquibérnia (Dicionário Houaiss).

E foi assim que descobri o significado de mais uma palavra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário