domingo, 4 de dezembro de 2011

Salada no Abacaxi

Ingredientes

01 abacaxi maduro
300 g de queijo cottage (ou ricota, se preferir)
01 cenoura grande
02 talos de aipo 
02 colheres (sopa) de passas de uva escura
02 colheres (sopa) de nozes picadas
sal e pimenta preta
folhas de hortelã para decoração
04 colheres (sopa) de óleo de oliva
02 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco

Modo de Preparo

Corte o abacaxi em quartos no sentido do comprimento, sem retirar as folhas verdes. Com uma faca pequenta, retire a polpa da fruta deixando uma "casca" de 1 cm de espessura.

Corte a metade da polpa em pequenos pedaços. Seque o interior do abacaxi com guardanapos de papel. Escorra o queijo cottage (ou ricota). Rale a cenoura e misture com o abacaxi picado, queijo, aipo, nozes e passas. Tempere com sal e pimenta.

Divida o recheio em 4 partes e coloque-as dentro das cascas de abacaxi. Com duas espátulas ou facas largas, aperte o recheio e nivele.

Passe a outra metade da polpa do abacaxi no liquidificador. Misture este suco de abacaxi com o óleo e vinagre, mexendo bem.

Divida este molho em quatro pratos. Coloque cada pedaço de abacaxi recheado em um prato, sobre o molho. Decore com folhas de hortelã.

Dica

Para saber se o abacaxi está maduro, procure um abacaxi que não esteja com pontos estragados ou machucados, abra com cuidado as folhas verdes, procurando a folha central e pequena. Segure firmemente esta folha entre os dedos e puxe. Se ela sair facilmente, o abacaxi está maduro. Se não sair ou resistir, ainda está verde. Funciona sempre!

2 comentários:

  1. ...olá!...com certeza...seu blog, é diferente, único, vários "tipos" de postagens....gostei!abacaxi, então...
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Olá... Obrigada pela visita, agradeço o elogio dispensado e creio que, como cada pessoa é única, o blog segue a forma de pensar do dono!!!
    Fique à vontade para retornar e comentar quando quiser... Tenha uma ótima semana também!!! :)

    ResponderExcluir