terça-feira, 5 de agosto de 2014

Parabéns, João Pessoa!!!

Após o descobrimento do Brasil, os primeiros europeus chegaram aqui no Século XVI para povoar a região que era habitada entre pelos potiguaras (ao norte) e pelos tabajaras (ao sul), sendo que os últimos se aliaram aos colonizadores portugueses, enquanto os primeiros se tornaram ferrenhos adversários dos mesmos. Fundada em 1585 com o nome de "Nossa Senhora das Neves", a cidade de João Pessoa é a terceira capital de estado mais antiga do Brasil, tendo já sido fundada com título de cidade

Os colonizadores portugueses fundaram a "Cidade Real de Nossa Senhora das Neves" no dia 5 de agosto de 1585, às margens do rio Sanhauá, afluente do rio Paraíba, sendo a terceira capital de estado mais antiga do Brasil e já sido fundada com título de cidade. Em 1588 a cidade adquiriu o nome de "Filipeia de Nossa Senhora das Neves", em homenagem ao rei Filipe que acumulava os tronos da Espanha e de Portugal, mas, logo após a sua conquista pelos Países Baixos, a cidade passou a se chamar Frederikstad em 1634. Depois do declínio da Nova Holanda e com a saída dos neerlandeses, a cidade adquiriu o nome de "Parahyba do Norte" em 1654.

A atual denominação, "João Pessoa", homenageia o político paraibano João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, assassinado em 1930 na cidade do Recife, quando era presidente do estado e concorria, como candidato a vice-presidente da República, na chapa de Getúlio Vargas, fato que causou grande comoção popular e foi o estopim da Revolução de 1930.

João Pessoa é a capital da Paraíba e principal centro financeiro e econômico da Paraíba, sendo a oitava cidade mais populosa da Região Nordeste e a vigésima terceira do Brasil. A região metropolitana, formada por João Pessoa e mais onze municípios tem cerca de 1 223 284 habitantes (IBGE/2013), sendo a sexta mais populosa do nordeste brasileiro. Possui o maior índice de Manhatização dentre as metrópoles proto-regionais, com mais arranha-céus que várias metrópoles regionais que aparecem como das maiores do mainland no ranking, sendo a capital que mais cresce no Nordeste Oriental e Setentrional no último Censo.

Uma das capitais de melhor qualidade de vida do Nordeste é conhecida como "Porta do Sol" porque aqui está o ponto mais oriental das Américas, a Ponta do Seixas, o que faz a cidade ser conhecida como o lugar "onde o sol nasce primeiro nas Américas".

A cidade de João Pessoa foi considerada, pela organização International Living, como uma das melhores cidades do mundo para se desfrutar a aposentadoria. No ranking feito anualmente pela organização, a capital paraibana surge ao lado da também nordestina Fortaleza como as únicas cidades brasileiras citadas na lista nesse ano. Apenas cinco cidades sul-americanas foram incluídas. Além das brasileiras, Montevidéu, Colônia do Sacramento e Punta del Este, todas no Uruguai, completam as cinco cidades da América do Sul indicadas para se desfrutar aposentadoria .

Nota:
Texto extraído da Wikipedia (aqui) e parcialmente modificado para este post sobre os 429 anos de João Pessoa =)

 Fotos Pinterest

Nenhum comentário:

Postar um comentário