segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Tiramissu Tradicional

 

Ingredientes:

6 gemas de ovos
1 1/4 xícara (250 g) de açúcar
1 1/4 xícara (280 g) de queijo mascarpone
1 3/4 xícara (420 ml) de creme de leite
700 g de biscoito champanhe (aproximadamente 4 pacotes)
1/3 xícara (80 ml) de licor de café

Para a decoração:

1 colher (chá) de cacau em pó
25 g de chocolate meio-amargo

Modo de preparo

1. Ponha água na parte de baixo de uma panela de banho-maria. Na parte de cima, coloque as gemas e o açúcar. Depois que a água estiver fervido, abaixe o fogo e cozinhe as gemas por uns 10 minutos, mexendo constantemente. Tire do fogo. Com a ajuda de batedor de arame, bata as gemas até que fiquem mais espessas e mais claras.

2. Adicione o mascarpone às gemas e bata até incorporá-lo. Em uma outra tigela, bata o creme de leite até formar picos firmes. Misture delicadamente o creme de leite às gemas. Reserve.

3. Arrume a metade dos biscoitos champanhe na lateral e no fundo da tigela de vidro alta. Pincele-os com o licor de café. Ponha a metade do creme do tiramisu sobre os biscoitos champanhe. Faça uma outra camada com os biscoitos, pincele-os com o licor de café e por cima deles coloque mais uma camada do creme. A última camada do tiramisu deve ser feita com o creme.

4. Para decorar o tiramisu, polvilhe-o com o cacau em pó e as raspas de chocolate. Mantenha o tiramisu na geladeira por várias horas ou de um dia para o outro antes de servir.

Dica:

Para fazer as raspas de chocolate, use um descascador de legumes e passe-o sobre a parte lateral da barra de chocolate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário