sábado, 24 de setembro de 2011

Turismo Gastronômico no Brasil

Comer! Uma das grandes necessidades humanas (há quem não goste!) e fonte de prazer, alegria. O ato de comer passa cada vez mais a ser não só o suprimento de uma necessidade básica do ser humano, como também aquela boa desculpa para reunir os amigos, ou até mesmo, fazer aquela tão sonhada viagem.

Isso mesmo! O turismo gastronômico no Brasil vem crescendo cada vez mais e já faz parte da economia brasileira, gerando mais de 51% de empregos diretos no país. A culinária brasileira é riquissima, pois conta com a influência de culinárias do mundo todo, devido nossa vasta gama de colonizadores, de raízes. Realmente, o Brasil é a “terra das oportunidades”.

Fazendo um turismo gastronomico pelo Brasil, nós encontramos na região norte do país uma culinária muito vinda da terra, com frutas exóticas e doces exóticos. Aqui contamos com uma forte influência indígena, e muitos pratos feitos a base de peixe e outros frutos do mar. Não deixe de provar o famoso açaí, ou o bombom de cupuaçu, se você estiver pelo Pará ou Amapá, assim como o mugunzá, ou o pato no tucupi e o tacacá.

Visitando a região vizinha, o nordeste, nada como o coco verde, ou até mesmo o famoso mamão formosa que você pode degustar com gosto em Fortaleza, no Ceará. Comidas fortes e muito bem temperadas marcam a herança dos negros e escravos e também a colonização portuguesa. O vatapá e o acarajé baiano, pedido quente, é para aqueles que já estão acostumados com a pimenta. Cuidado! Não deixe de experimentar a macaxaxeira, a carne de sol, o vatapá. Se você tem estômago forte, arrisque-se numa panelada ou buxada de bode tipicamente nordestina.
Na região centro-oeste, no serrado, você pode se deliciar com as cachaças sertanejas, o arroz com pequi e a manteiga da terra. Para quem gosta de milho, não deixe de experimentar a pamonha e o curral feitos pelo povo goiano. Uma delicia!

No sudeste, temos a feijoada, o virado paulista e o famosos pão de queijo mineiro, um escândalo de delicioso. A região também é conhecida por fazerem um cafezinho incomparável.

E por fim, mas não menos importante, a região sul é riquissima por sua colonização europeia, a base de vinhos, cucas alemãs, doces artesanais, compotas, chimias e geléias. Sem falar no delicioso churrasco gaúcho e no feijão tropeiro, acompanhado de arroz carreteiro. Em Curitiba não deixe de experimentar o famoso barreado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário