segunda-feira, 18 de março de 2013

"Mim Querer"

Neste post estamos em Maio de 2009, no finalzinho do Outono, em Santiago do Chile.

Viajamos em cinco pessoas: duas amigas - que não falam ‘nadica’ de nada em espanhol, exatamente como esta que vos escreve, se bem que entendo muita alguma coisa - e os meus irmãos, que desenrolam super bem o idioma, especialmente a minha irmã caçula...

Depois de um dia de passeio pelos arredores de Santiago, retornamos ao hotel e, para nossa surpresa – e medo – tinha um sem número de carros de bombeiros, de viaturas policiais – parecia, inclusive, que todos os carabineiros estavam ali – e muita, muita imprensa local!!!

Fiquei preocupada e, juntamente com as minhas duas amigas, fomos nos informar com os carabineiros se existia algum risco em permanecer ali, enquanto a minha irmã entrou no hotel para perguntar diretamente ao pessoal da recepção...

Uma das meninas tomou a iniciativa e disse ao carabineiro:

- Nós, turistas! Nós, turistas do Brasil!  - falou alegremente

Não satisfeita, a outra continua, gesticulando:

- Mim querer saber se poder...

Eu fiquei pasma, ouvindo ‘mim querer saber’, mas segurei o riso quando vi a expressão de espanto do carabineiro e, tentando consertar aquela impressão esquisita de que falamos algo parecido com o que os índios falam no cinema, emendei:

- Que tal vocês falarem em português? Assim nem eu entendo, imagine ele!

Ele olhou para mim e perguntou:

- Do you speak english?

- A little. Mister, we can go to the hotel? Is there any problem here? - perguntei-lhe no meu modestíssimo inglês.

- No problem, it was just a gas leak here. - ele explicou

E foi assim que, sabendo que era apenas um vazamento de gás no prédio de uma embaixada ao lado do nosso hotel, decidimos ir passear novamente para, no início da noite, retornar tranquilas ao hotel!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário