sábado, 11 de maio de 2013

Como Ser Criativo :)


Todos nós precisamos de criatividade em nosso dia a dia, seja porque o trabalho exige, seja porque é mais fácil lidar com as circunstâncias que mudam a cada momento!!!

O fato é que, dentre algumas dicas para cultivar a criatividade, podemos ouvir diferentes estilos musicais, ampliar o nosso ciclo de amizades e assistir a diversos gêneros musicais...

Abaixo, estão algumas dicas da reportagem que você pode ler aqui :)

Confira 15 dicas para despertar a criatividade:

- Não se apegue à primeira ideia que vier à cabeça. “Procure ter pelo menos três soluções diferentes para cada situação”, indica a consultora Gisela Kassoy. 

- Aceite as ideias alheias. O truque aí é desenvolver o espírito do “por que não?”, ou seja, a vontade de aceitar novos pensamentos, mesmo que, eventualmente, seja preciso modificá-los um pouco.

- Se estiver com dificuldade de criar, afaste-se do projeto que está trabalhando por um período. Pode ser uma pausa para um cafezinho, um banho ou para lavar louça, como faz o cartunista Laerte.

- Não censure as ideias por mais bobas ou absurdas que pareçam. Depois, selecione tudo e ordene os pensamentos, deixando fluir o processo criativo.

- Imagine a situação ou o projeto de maneira metafórica. “Por exemplo, se alguém precisa criar uma estratégia motivacional para sua equipe de colaboradores, pode imaginar que está lidando com um jardim com diferentes tipos de plantas, algumas com espinhos, outras muito frágeis e assim por diante”, aconselha Gisela Kassoy.

- Recorra a personagens. Basta imaginar qual ideia alguém famoso daria para o seu projeto. Por exemplo, o que Pelé, Bill Gates ou Silvio Santos fariam no seu lugar?

- Assista a uma comédia ou qualquer coisa que faça rir. Pesquisas mostram que o bom humor tem influência positiva na criatividade. “Por isso, é comum uma pessoa ter uma experiência boa num dia e, depois, ter uma grande ideia”, explica Fabio Zugman.

- Fuja de ambientes ruins. Procure um lugar diferente quando quer ser criativo. Se no escritório o trabalho não está fluindo, vá para um café ou um parque e passa a tarde lá. Quebre a rotina.

- Tenha um quadro de ideias, algo que seja físico mesmo, como um caderninho para guardar fotos, idéias ou papeis que possa ser consultado depois.

- Administre as interrupções quando estiver em processo criativo. Um telefone que toca na hora errada pode bloquear sua nova ideia.

- Faça exercícios. Em longo prazo, eles têm relação com produtividade e criatividade, pois também trazem ganhos para o cérebro.

- Coma um chocolate ou tome um café, de maneira moderada. Em curto prazo, eles podem dar um pico de energia e ajudar na busca de uma solução original.

- Mude o foco. Trabalhar em algo diferente por algumas horas pode ajudar a ventilar as ideias. Depois, provavelmente o processo criativo fluirá com mais facilidade.

- Preste atenção em tudo o que acontece ao longo do dia. “O proceso mental que a gente usa para atravessar um dia e uma noite é de uma complexidade e de uma riqueza muito grandes”, aconselha o cartunista Laerte.

- Ouça seu sexto sentido. “A intuição é função cerebral guiada por experiências nem sempre conscientes. Pessoas criativas exercitam, valorizam e expressam suas intuições. Com bom senso, dê vazão às sensações pouco ancoradas na lógica e na razão”, finaliza o neurologista Leandro Teles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário