sábado, 12 de novembro de 2011

Cinco Atalhos Rápidos Para Fugir do Estresse

 Getty Images - Chaos

Hoje em dia é muito difícil (diria impossível) encontrar alguém que nunca tenha se estressado em, pelo menos, uma situação específica durante a sua vida.

Sabe o que é mais complicado???

Como não conseguimos lidar com o esse estresse diário por diversas vezes terminamos ‘descontando’ em quem estiver mais perto, quer seja familiar ou colega de trabalho...

Encontrei um artigo onde uma especialista alerta que, dormir bem, praticar atividade física e se alimentar bem ajudam a lidar com o estresse diário e tentar controlar os sintomas de forma eficaz. 

Vejam, abaixo, cinco atalhos para fugir do estresse... Vale a pena conferir a matéria completa no http://saude.ig.com.br/bemestar/cinco-atalhos-rapidos-para-fugir-do-estresse/n1597320311492.html, ok??? :)

1) Respire fundo por dez vezes

A técnica é milenar e, cientificamente, funciona. Respirar a plenos pulmões aumenta a oxigenação do corpo e por isso traz o efeito calmante ao organismo. Mas é preciso parar e respirar. Devagar e sentindo a inspiração e a expiração.

2) Imagine um lugar delicioso

Parece clichê, mas o processo é cerebral. “Por um problema neuroquímico, o nosso cérebro não consegue distinguir o que é real do imaginário”, explica Ana Maria Rossi. Por isso, quando colidimos com o estresse é indicado imaginar aquela praia paradisíaca, as montanhas que passaram as últimas férias, a casa dos avós onde passou a infância. Este processo de resgate de imagem também controla o estresse e acalma o organismo.

3) Recorra aos sons amigáveis

Pode ser uma música de que gosta, a voz de um amigo ou de um amor, seja falada pelo telefone ou apenas imaginada. Risadas de bebês, cantoria de passarinhos ou barulho do mar. Os sons também acionam o “botão” que libera substâncias positivas ao organismo, como a endorfina. Ela amplia a sensação de bem-estar e ajuda a gerenciar o estresse.

4) Pode comer alguma coisa – desde que saboreie

“As situações de estresse fazem com que as pessoas procurem uma gratificação oral”, define a especialista Ana Maria Rossi. “E para que este atalho funcione, de verdade, não adianta degustar algo que depois vai trazer mais prejuízos do que benefícios”, diz ela. Fumar, beber várias doses de álcool ou comer compulsivamente sem apreciar os sabores são atitudes que devem ser descartadas como atalhos antiestresse.
“Os momentos conflituosos também fazem com que as pessoas não prestem atenção no que estão comendo e isso atrapalha o controle do estresse.”

A dica então é saborear uma comidinha. Pode ser um chocolate ou as outras 10 opções de alimentos que melhoram o humor. Desde que consumidos com moderação e aproveitando cada pedaço.

5) Mude de ambiente

Se estiver parado no congestionamento, estacione o carro. Caso o local seja uma sala de reunião, vá ao toalete. Se for uma briga em um quarto, vá para a sala. De forma impulsiva, as pessoas já costumam sair de cena em horas de estresse. Mas não adianta bater a porta, gritar ou deixar o outro falando sozinho, atitudes que são um fósforo aceso em um barril de pólvora. Mas pedir licença e sair do ambiente por alguns minutos, dar uma volta no quarteirão, ir até a padaria, de fato, ajudam.

“Mudar o ambiente é uma excelente forma do corpo reagir de forma positiva ao estresse”, ensina Ana Maria Rossi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário