sábado, 5 de maio de 2012

Vou-me Embora Pro Passado

JessierQuirino

Vou-me embora pro passado,
No rastro da Bandeira de Manoel!
Vou-me embora pro passado!
Lá, sou amigo do Rei.
Lá tem coisas daqui, ó...
Roy Rogers, Buck Jones,
Rock Lane, Doris Day...

Vou-me embora pro passado!
Vou-me embora pro passado,
Porque lá é outro astral!
Lá tem carros Wemaget,
Jeep Willis, Maverick
Tem Gordini, tem Buick
Tem Candango e tem Rural.

Lá dançarei Twist,
Uli Gulli, Ye ye yê...
Lá é uma brasa, mora!
Só você vendo, pra crer!
Assistirei Rin-Tin-Tin,
Ou mesmo Genny é Um Gênio,
Vestirei calças de Naycron,
Far West, Dura Bem,

Tecidos sanforizados,
Tergal, Percal e Ban-Lon!
Verei lances de anágua,
Combinação, Califon,
Escutarei Al di Lá,
Dominique nique nique,
Me fartarei de Grapetti
Nas farras dos piqueniques!

Vou-me embora pro passado!

No passado tem Jerônimo,
Aquele, Herói do Sertão!
Tem Coronel Ludugero,
Com Otrópi, em discussão!
Tem passeios de Lambreta,
De Vespa, de Berlinetta,
Marineti... e lotação!

Quando toca Pata-Pata,
Cantam a versão musical
Tá com a pulga na cueca,
E dançam a música sapeca
O Papaum Mau Mau!
Tem a turma prafrentex
Cantando Banho de Lua,
Tem bundeira e piniqueira
Dando sopa pela rua,

Vou-me embora pro passado!

Vou-me embora pro passado
Que o passado é bom demais!
Lá tem meninas quebrando,
Ao cruzar com um rapaz!

Elas cheiram a pó de arroz
Da Cachemir Bouquet!
Coty ou Royal Brial,
Colocam Rouge e Laquê,
English Lavanda de Kingsor,
Ou Helena Rubinstaen!

Saem de saia plissada
Ou de vestido tubinho,
Com um jeitinho encabulado,
Flertando, bem de fininho!

E, lá no Cinema Rex,
Se vê broto, a namorar,
De mão dada com o guri,
Com vestido de Organdi,
Com golas de Tafetá!

Os homens lá do Passado
Só andam tudo tinindo!
De Linho Diagonal,
Camisas Lunfort, a tal,
Sapatos Clark, de cromo,
Ou Passo Doble , esportivo,
Ou Fox, do bico fino.

De camisas Volta ao Mundo,
Caneta Cheifers no bolso,
Ou Park Cinqüenta e Um...
Só cheirando a Áqua Velva,
A Sabonete Gessy,
Ou Life Boy, Eucalol!
E, junto com um espelhinho,
Um pente Pantera ou Flamengo,
E uma trunfinha no quengo,
Cintilante, como o sol!

Vou-me embora pro Passado,
Lá tem tudo o que há de bom!
Os mais velhos ainda usam
Sapato branco e marrom!
E chapéu de aba larga,
Ramezonni ou Cury Luxo,
Ouvindo Besa-me Mucho,
Solfejando a meio tom!

No Passado é outra história,
Outra civilização!
Tem Alvarenga e Ranchinho,
Tem Jararaca e Ratinho
Aprontando a gozação!

Tem assustado a Vermuth,
Ao som de Valdir Calmom!
Tem Long Play da Mocambo,
Mas Rosemblit é o bom!

Tem Albertinho Limonta,
Tem também Mamãe Dolores,
Marcelino Pão e Vinho,
Tem Bat Masterson, tem Lassie,
Túnel do Tempo, tem Zorro,
Não se vê tantos horrores!

Lá no Passado tem corso,
Lança Perfume Rudouro,
Geladeira Kelvinator,
Tem rádio com Olho Mágico,
ABC, a voz de ouro!

Se ouve Carlos Galhardo,
Em Audições Musicais!
Piano Ao Cair da Tarde,
Cancioneiro de Sucesso!
Tem também Repórter Esso,
Com notícias atuais!

Tem petisqueira e bufet,
Junto à mesa de jantar!
Tem biscuit, tem bibelô,
Tem louça de toda cor,
Bule de ágata, Alguidar,

Se brinca de cabra cega,
De dama, de garrafão,
Comaniboy, balinheira,
De rolimã na ladeira,
De rasteira e de pião!

Lá também tem radiola,
De madeira e Baquelita.
Lá se faz caligrafia,
Pra modelar a escrita!

Se estuda a Tabuada
De Theobaldo Miranda,
Ou, na Cartilha do Povo,
Lendo “Vovô viu o ovo”,
E a Palmatória é quem manda!

Tem, na Revista O Cruzeiro,
A beleza feminina!
Tem misses botando banca,
Com seu maiô de Elanca,
O famoso Catalina!

Tem cigarros Iolanda,
Continental e Astória!
Tem o Conga Sete Vidas,
Tem Brilhantina Glostora!
Escovas Tek, Frisante,
Relógio Eternamatic,
Com vinte e quatro rubis,
Pontual, a toda hora!

Se ouve Página Sonora,
Na voz de Ângela Maria!
Será que eu sou feia?
Não é, não senhor!
Então eu sou linda?
Você é um amor!

Quando não querem a paquera
Mulheres falam: Passando,
Que é pra não enganchar!
Achou ruim? Dou um jeitin!
Pise na fulô e amasse!
Hi... olha o bofe! Quizila!
Mas o homem não cochila!
Passa o pano, com o olhar!

Se ela toma Postafen,
Que é pra bunda aumentar...
Ele impina o polegar
E faz sinal de Tudo Xis,
E vai dizendo: Ô maré!
Todo boy, mancando o pé,
Insistindo em conquistar!

No Passado tem remédio
Pra quando se precisar!
Lá tem doutor de família,
Que tem prazer de curar!

Lá tem Água Rubinar
Melpoejo, Asmapam,
Bromil e Capivarol,
Arnica, Fimatosan,
Regulador Xavier,
Tem Saúde da Mulher,
Tem Aguardente Alemã!

Tem também Capiloton,
Pentide e Terebentina,
Xarope de Limão Bravo,
Píluas de Vida do Dr. Ross
Tem também, aqui pra nós,
Uma tal Robusterina,
A saúde feminina!

Vou-me embora pro Passado,
Pra não viver sufocado!
Pra não morrer poluído,
Pra não morar enjaulado!

Lá não se vê violência,
Nem droga, nem tanto mal!
Não se vê tanto barulho,
Nem asfalto, nem entulho,
No Passado, é outro astral!

Se eu tiver qualquer saudade,
Escreverei pra o Presente!
E, quando eu estiver cansado,
Da jornada, do batente,

Terei uma Cama Patente
Daquela, do Selo Azul,
Nun quarto calmo e seguro,
Onde lá, descansarei!
Lá, sou Amigo do Rei!
Lá tem muito mais Futuro!
Vou-me embora pro Passado!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário