sexta-feira, 6 de julho de 2012

Bolsas e Sapatos =)

Encontrei dicas excelentes (aqui) para quem, como eu, achava que um pano úmido e outro seco, para não deixar mofar, era o suficiente para limpar bolsas e sapatos... 

Essas dicas super práticas irão conservá-las lindas - e com cara de novo - por muito mais tempo... Deem uma olhadinha aí abaixo!!! :)

Manchas em calçados ou bolsas de camurça: esfregue o local da mancha com miolo de pão.

Solado: aplique óleo de linhaça antes de usar seus sapatos pela primeira vez. O solado fica mais resistente.

Saches: os de cânfora ajudam a conservar as cores de seus sapatos e bolsas.

Couro endurecido: faça uma mistura com uma colher de bicarbonato de sódio, 100 gramas (ml ???) de água e uma colher de sal de cozinha. Aplique no avesso para amaciar o couro.

Cobra: a estampa de cobra ou crocodilo fica nova ao passar uma mistura em partes iguais de glicerina e óleo de rícino.

Lustra móveis: uma fina camada do produto deixa seus sapatos de pelica sempre novos.

Vaselina: remove mancha de mofo do couro. Aplique e deixe de um dia para o outro.

Gordura: ponha talco no local. No dia seguinte, escove com uma escova bem firme.

Casca de laranja: limpa o couro, recuperando o brilho.

Couro colorido: limpe-o com clara de ovo batida em neve.

Brilho: uma camada de benzina entre as engraxadas dá mais brilho no lustro.

Sacos de Gelo: coloque sacos preenchidos com 1/4 de água dentro dos sapatos, pressionando-os para dentro da parte do sapato onde aperta mais o seu pé. Deixe os calçados no freezer ou congelador. Retire-os quando a água formar gelo e os leve, ainda com os sacos, para um lugar com temperatura ambiente até que a água derreta.  Retire os sacos e seque os sapatos.

Sapatos e bolsas claras: passe casca de batata ou leite para retirar as manchas; utilize uma borracha branca (escolar), em um único sentido, como se fosse “apagar” as sujeiras e marcas.

Sapatos de tecidos: limpe-os com álcool, benzina ou querosene. Se ficarem manchados pela água, espere que seque e esfregue vigorosamente um pano de lã. Depois aplicar graxa incolor e lustrar. Guarde-os envolvidos em papel de seda azul-claro e junte pimenta-do-reino em grãos ou a boa e velha naftalina para afastar as traças.

Calçados de camurça: uma escovinha de metal é excelente. Passe-a no sentido contrário ao das fibras e a cor opaca reavivará. Mas atenção, se a camurça estiver molhada, deixe secar e só depois escove.

Sapatos com detalhes em metal: forre os metais que enfeitam o sapato com gaze para curativos ou algodão, assim o brilho dos detalhes durará por mais tempo.

Sapatos molhados: aplique uma camada de lustra-móveis na parte externa dos calçados e coloque um recheio generoso de papel higiênico para manter a forma e enxugar a umidade. Seque-os à sombra. Saches de barras de giz, diminuem a umidade.

Sapatos de verniz: limpe-os com um pano embebido em glicerina ou azeite. Nunca deixe um calçado de verniz sob outro, pois o peso pode estragar o lustro.

Botas: preencha-as com jornal até o bico. No cano, coloque uma cartolina enrolada. Envolva os pares com papel de seda ou malha de camiseta.

Escarpins ou mocassins: preencha-os com papel de seda amassado e depois pressione um tubo de caneta esferográfica, sem a tinta, do bico ao contraforte traseiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário