quarta-feira, 11 de julho de 2012

Como Remover Manchas de Roupas

Facilitador geral: O sal ajuda a tirar a maioria das manchas. Na dúvida, antes de usar qualquer produto para remover as manchas das roupas, passe um pouco de sal para facilitar a retirada.

Azeite ou óleo: Coloque um pouco de amido e depois com uma esponjinha seca, dê uma escovada.
 
Batom: Esfregue um pouco de álcool no tecido manchado antes de lavar. Passe um pouco de vaselina sobre a mancha e depois lave com água morna e sabão.

Bebidas Alcoólicas: Na maioria das vezes, essas manchas saem com éter. Após isso, enxágue com água.

Bolor: Ferva o tecido manchado numa água contendo um pedaço de couro de bacalhau ou utilize a mesma água em que o bacalhau foi fervido.

Blush: Tire com álcool, se não sair passe éter embebido em algodão, mas sempre deixe um tecido embaixo para transferir a mancha.

Café: Lave a roupa com água morna e glicerina.
Imediatamente, molhe a peça em água fria e, em seguida, passe vinagre branco. No caso de tecido branco, utilize água oxigenada 10 volumes.

Carvão: Esfregue um pedaço de miolo pão fresco.

Cerveja: Passe algodão com álcool, lave com água morna e sabão em pó.

Chiclete: Passe gelo até que a mancha endureça (ou coloque a peça em um saco plástico e coloque no congelador para o chiclete endurecer e sair com mais facilidade). Raspe uma espátula e lave a roupa normalmente.

Chocolate:
  • em lã: Passe glicerina e depois um pedaço de algodão molhado em água morna, para retirar a glicerina.
  • em algodão de cores firmes: Embeba a mancha com álcool e depois com água quente (com algumas gotas de amoníaco).
  • em seda, náilon, ou fibra sintética (ou lã fina): Umedeça com tetracloreto de carbono, enxugue com uma toalha, umedeça com tetracloreto, exercendo alguma pressão, sem esfregar, para não alterar as cores ou a textura do pano.
Coca-cola: Caso caia algum líquido na roupa, como coca cola, retire com água fria. A água morna fixa a mancha.

Ervas: Esfregue ligeiramente com um pano embebido em álcool.

Esmalte de unhas: Use acetona ou removedor de esmalte, e seguida lave com água e sabão, mas sempre coloque um outro tecido (velho) atrás, para a mancha não ser trasferida. Não use acetona sobre um tecido de acetato, pois ela vai destruí-lo.

Ferro de passar: Remova usando solução de vinagre e sal aquecidos. As manchas escuras sairão.
Umedecer a mancha com amônia e, em seguida, espremer suco de limão; estes produtos reunidos produzem certas efervescência, após, mergulhe o tecido em água fervente.

Brilho na roupa, feito por ferro de passar: Quando passar roupas sociais, de tecido fino e o ferro deixar brilho na mesma, coloque-a sobre o vapor de água fervendo e em seguida escove-as bem. O brilho desaparecerá.

Ferrugem: Misturar um pouco do sumo do limão com o sal e passar sobre a ferrugem. Coloque a roupa em um local que tenha sol. Para tirar a mancha mais rápido ainda, coloque um pano branco sobre a roupa que recebeu a mistura e passe ferro quente. A ferrugem sai na hora. Assim que a mancha sair, lave a roupa normalmente.

Frutas e Legumes: Use água fervendo despejada do avesso para o direito, conservando a peça sobre um tigela. Se não sair, experimente água oxigenada 10 volumes. Em roupas não laváveis, experimente álcool.
Coloque leite fervente sobre a mancha e deixe até o dia seguinte. Depois lave.

Gordura: Coloque imediatamente sobre a mancha de gordura, farinha de mandioca, maisena, polvilho ou talco comum e deixe agir por algum tempo, até que a mancha seja absorvida. Lave em seguida com água e sabão. Se a mancha for percebida somente no outro dia, coloque um papel absorvente (mata-borrão) sobre ela e passe o ferro quente em cima do papel. A gordura ficará no papel.

Graxa: Sai com detergente esfregando fortemente e depois passando em água quente. As manchas de graxa saem mesmo depois de serem lavadas.
Esfregue com solvente de graxa como varsol. O sistema usado pelos tintureiros é o seguinte: passe a ferro a mancha até ficar bem quente. Passe uma misture de varsol com talco sobre a mancha e deixe secar. No dia seguinte escove fortemente até sair o talco e a mancha.
A margarina vegetal ajuda a tirar as manchas de graxas. Coloque um pouco sobre a mancha, deixe por alguns minutos, depois lave normalmente com água e sabão.

Lama/barro: Melhor removê-las depois de seco, com uma escova áspera, se não sair, diversas lavagens seguidas vão progressivamente eliminando a sujeira, mas se for deixar de molho, lembre de trocar a água várias vezes ou ela ficará lamacenta e sujará toda a roupa. Aplicar vinagre branco na água pode ajudar.

Manchas: Se você colocou uma roupa escura na máquina e esta manchou outra roupa. Não a deixe secar com a mancha. Coloque-a em água com um pouco de sabão em pó, numa panela e dê uma fervida rápida.

Massa de tomate: Evite passar a ferro roupas manchadas de massa de tomate, porque o calor fixa a mancha que ficará muito difícil de sair. Em roupas laváveis, passe água fria e deixe alguns minutos, esfregue o pano molhado em detergente sobre a parte manchada. Depois lave.
Tente lavar na hora com água e detergente de cozinha sem cor, aplicar uma camada de talco no local ajuda a absorver o excesso, você pode, também, utilizar amido em pó, deixando até secar bem e esfregando em seguida com escova.

Mel: Passe sobre a mancha uma solução de bicarbonato de sódio diluído em água quente, em seguida lave normalmente.

Mofo: Para roupas com manchas pretas de mofo, o ideal é esfregar a peça com sal, vinagre branco e suco de limão. Coloque a roupa por uma hora no sol, e então lave normalmente.
Ferva a peça em uma solução de água e bicarbonato de sódio, na proporção de 4 colheres de chá por litro de água.

Moscas: Remova usando uma solução de álcool e água destilada.

Ovo: Lave com água fria, não use água quente, pois fixa ainda mais a mancha. Antes de lavar, use uma pasta de sal (sal com gotinhas de água) sobre a mancha.

Roupa branca: Ferver a peça de roupa numa mistura de água e pedaços de limão.

Sangue/menstruação: Gotejar leite na manha. Deixe agir por alguns minutos e depois lave normalmente. Se a mancha for em lugar branco, pode tentar água oxigenada 10 volumes.

Sucos de fruta: Este tipo de mancha, se não for removido imediatamente, pode tornar-se permanente. Entre as frutas, amoras e framboesas causam as manchas mais difíceis de remover.
  • Manchas Recente: Enxágüe a área afetada com água fria corrente até remover boa parte da mancha. Depois, elimine o excedente com uma solução de 1 xícara de água morna e 1 colher de chá de detergente. O próximo passo é enxaguar a peça de roupa com vinagre branco e depois molhá-la de novo com detergente para, finalmente, enxaguar com água limpa.
  • Manchas Secas: Coloque um papel toalha sob a mancha. Em seguida, passe sobre a mancha uma solução de 2 colheres de glicerina para 2 de água. Finalmente, enxágüe.
Suor: Devem ser lavadas em água morna e detergente. As manchas recentes saem com aplicação de amoníaco em solução (1 colher por litro de água) e depois enxaguadas em água pura. As manchas mais antigas precisam ser tratadas com vinagre branco e depois passadas em água pura. Para as manchas amarelas e muito antigas, experimente uma solução de ácido oxálico.

Manchas amareladas de suor: podem ser retiradas também com sumo de limão. Coloque sobre a blusa seca e deixe por um tempo. Depois, coloque-a de molho.

Tinta: Deixe a roupa de molho no leite, ou esfregue-a com sal e limão ou borrife spray de cabelo, esfregue e depois lave com sabão comum.
  • óleo: Mesmo que já tenha secado e endurecido, saem com uma solução em parte iguais de terebentina e amoníaco.
  • parede: Normalmente sai com solvente ou aguarrás, querosene, gasolina ou benzina, mas lembre-se dos cuidados para aplicar a benzina sem manchar ainda mais. Deixar de molho em aguarrás também funciona.
  • caneta: Devem ser removidas logo, com removedor de esmalte de unhas ou álcool. Se lavar, fixará mais a mancha. Algumas são impossíveis de remover.
  • caneta esferográfica: Esfregue a roupa ligeiramente com leite azedo ou com uma mistura de leite e vinagre. Repita o processo várias vezes.
Vela: Retire o excesso com o lado sem corte da faca, depois coloque a mancha entre dois tecidos e passe com o ferro quente.

Vinho: Podem ser tratadas com as de frutas, com a diferença que a mancha deve ser coberta de sal antes de coar fervendo por cima.

 
Estas dicas foram extraída do site www.organizesuavida.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário