domingo, 30 de outubro de 2011

Metamorfoses


Outro dia fiquei sabendo da existência do site da Biblioteca Digital Mundial http://www.wdl.org/pt/ e, xeretando, encontrei obras antiqüíssimas e raras, semelhantes àquelas que vemos em museus.

Aproveito para postar esse documento de Ovídio (43 AC-17 ou 18 DC), cuja data de criação remonta a 1000 d.C. e 1200 d.C., escrita em Latim e cujo título original é Metamorphoses.

Este documento, conhecido como Ovídio Napolitano, pode certamente remontar à região de Puglia (Apúlia), no sul da Itália, onde provavelmente foi copiado no Mosteiro de San Benedetto di Bari. A obra é um testemunho da tradição manuscrita mais antiga relativa à Metamorfoses, um poema narrativo em latim do poeta romano do primeiro século, Ovídio, que foi popular na Europa na Idade Média. O códice inclui ilustrações em cores brilhantes que refletem os vários estilos que se mesclavam no sul da Itália no século XI sob a influência dos normandos, substituindo gradualmente as tradições árabes e longobardas mais antigas. São evidentes, também, as influências de Bizâncio e do Levante. O manuscrito é escrito em uma variante bari da escrita beneventana, a escrita nacional do sul da Itália entre 800 e 1200. Agora sob a custódia da Biblioteca Nacional de Nápoles, o códice pertenceu ao convento napolitano de San Giovanni a Carbonara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário